top of page

VEM CONHECER ... Porto de Galinhas!

O Turismo, além da sazonalidade que lhe é característica (alta e baixa estação), vive também de fases, como se fossem “ondas turísticas”, originando os chamados destinos de massa. É como se um grupo descobrisse que um local é interessante, que tem elementos atrativos e espalhasse a noticia. Ahh e essa propagação não depende da existência de redes sociais, tá bem?! Desde a antiguidade na Europa (que está há anos luz em nossa frente com relação ao desenvolvimento da atividade turística) sempre existiu o chamado turismo de massa, quando se tem uma visitação e fluxo constante em determinada localidade. Obviamente existem muitos elementos que influenciam na formação desse tipo de destino e nessa nova era, onde temos acesso cada vez maior e mais intenso à informação a tecnologia vem contribuindo também para a prática da atividade turística, através da divulgação e conhecimento dos destinos (tem muito para se falar disso, mas vou parar por aqui porque me empolgo logo kkkk).


Distante disto se formam também alguns destinos que se tornam bem representativos para uma localidade turística, e este é o caso de Porto de Galinhas, localizada no litoral Sul de Pernambuco, sendo mais especificamente um dos povoados que compõe o município de Ipojuca, a 65Km ao sul do Recife (Capital Pernambucana!). Porto (para os íntimos kkkk) em muitos casos é destino final de turistas que vem à Pernambuco. Já vi casos de turistas que separam 1 ou dois dias para fazer a dobradinha clássica Recife/Olinda através de algum city tour, por exemplo, e depois “Simbora para Porto!”.


Já era de se esperar que uma praia se tornasse forte destino turístico de um estado onde o segmento sol e praia (ou sol e mar) sempre foi tão forte no decorrer de seu histórico turístico. Afinal estamos no Nordeste, aonde muitos vem em busca de sol, banho de mar, água de coco, tranquilidade e muito mais. Mas Porto de Galinhas surpreendeu com sua projeção nacional. A atratividade de Porto é indiscutível, principalmente quando observamos seu potencial natural assim como seu crescimento e desenvolvimento, inclusive a infraestrutura foi crescendo junto com o fluxo turístico.


Porto oferece as mais variadas opções para hospedagem e alimentação, para gostos e poder aquisitivo diversos. Basta chegar na Vila de Porto (onde fica a chamada Praia da Vila, praia principal de Porto) que já é possível notar isso. A diversidade fica por conta também do público que frequenta a praia, é possível esbarrar com pessoas das mais variadas origens, nacionais e internacionais.


Depois de todo esse panorama vou focar em um fim de semana especifico que fomos (MP e eu) para Porto... Quem sabe vocês não se inspiram e Vem Conhecer também!?


*Sábado de manhã lá seguimos nós de Olinda para o Cais de Santa Rita (localizado no Bairro do Recife, no Centro da cidade) para pegar o bus – Esse mesmo ônibus pode ser pego no aeroporto do Recife.


*Chegamos à pousada por volta de 12h00, como nosso check in se iniciava às 14h00, nos registramos, deixamos as mochilas lá e fomos para a praia. A pousada não ficava na Vila, então tivemos que pegar um micro-ônibus para chegar lá!


*Chegando lá almoçamos e PRAIAAAA! Ficamos até umas15h30 mais ou menos. E fomos para Pousada descansar.


*A noite queríamos fazer algo legal, tipo balada mesmo. Descobrimos a BIROSCA DA CACHAÇA. Serio, o lugar é muito TOP. Música, bebida, serviço, público tudo muito massa!


*Na manhã do domingo ficamos um pouco na piscina da pousada e depois check out (fazer o que?!) Almoçamos lá em Porto mesmo, pegamos o bus e voltamos para a realidade (coisa chata!).


Esse roteirinho (ponha “inho” nisso) foi mais para mostrar que é possível visitar e conhecer (mesmo parcialmente) um destino em pouco tempo. Direcione sempre o que deseja conhecer de determinado lugar, que programas ti atraem e o mais importante PESQUISE! Só se conhece um lugar estando lá (Óbvio neah cara!?), mas essa prévia “visitação” através da pesquisa pode contribuir para você otimizar seu tempo. Cada destino tem um mote principal, por exemplo, você ir a Porto e não conhecer a praia não tem, digamos muito sentido kkkk. Aí partindo desse ponto principal direcione os secundários que cabem no seu tempo, gosto e bolso. Nesse caso também organize seu orçamento para conseguir seguir seu planejamento e não passar aperto ... No fim das contas se sobrar aquele trocado trazer aquele souvenir para deixar a viagem eternizada não faz mal a ninguém (vamos combinar!).


Se você é de PE e não visitou ainda se organize, vá e valorize SEU destino. Se estiver um pouco mais longe, planeje, se jogue e vem conhecer NOSSO paraíso ... Sério, você não vai se arrepender!


Pratique turismo, mas lembrem-se sempre de respeitar o destino! Pessoas, estrutura e tudo mais que o compor!


E aí ... Massa, Curtiu?!


      Posts Recentes!
bottom of page